CONSELHOS TUTELARES
Como mobilizar progressistas a participarem das eleições para os conselhos tutelares
A NARRATIVA PARA MOBILIZAR PROGRESSISTAS
Recomendações
-
Esse é o pessoal que está mais propenso a ir votar de forma correta no dia 1 de outubro, então é nessa galera que é mais valioso investir nossos esforços. Aqui vale tudo, desde uma linguagem mais pop, até utilização de memes e tudo mais.
-
Sabe aquela listona com indicações de candidatos comprometidos com o ECA que roda nos dias anteriores às eleições dos Conselhos Tutelares? Então, elas são ótimas! Ainda que as pessoas estejam carentes por mais informações, na hora do aperto, elas tendem a confiar em candidatos endossados por algum movimento ou coletivo progressista. Uma ideia é pensar em como adicionar a ela algumas propostas de cada candidato.
-
Ainda que saber a política defendida pelo candidato a Conselheiro seja interessante, as pessoas votarão em alguém para ocupar uma vaga NO CONSELHO TUTELAR, então apresente mais as propostas e mostre a importância desse órgão em específico.
-
É mais fácil iniciar uma conversa acolhendo a pessoa e validando as percepções que ela tem sobre o Conselho do que iniciando uma discussão que dê a entender que ela “não sabe de nada”. O ponto aqui é reconhecer sim que existem pontos negativos dos CTs, mas que também existem muitos outros positivos.
-
Como dissemos, a visão inicial dos Conselhos é de segurança, apoio, acolhimento — então tente resgatar esses sentimentos nas conversas e/ou campanhas. No final, esses pontos são bem maiores e mais fortes que os negativos.
-
Uma história real sempre toca mais o nosso coração, então encontre esses relatos autorais e utilize para convencer as pessoas de que o voto delas é muito importante.
-
Muita gente reclama que a democracia não pode se resumir às eleições gerais e municipais a cada dois anos. É preciso aproveitar o incômodo para afirmar as eleições para os Conselhos como oportunidade de exercício da cidadania. Mais do que o estimular, é preciso lidar com a carência de informações sobre o processo
-
Ok, agora que você convenceu a pessoa a votar, como ela escolhe em quem votar? É difícil, nós sabemos, mas existem duas plataformas que podem te ajudar a encontrar bons candidatos: https://aeleicaodoano.org/ e https://emdefesadoeca.org/.
Metodologia
Foram realizados 06 grupos de discussão online com pessoas que se autodeclaram muito interessadas em política e que conversam sobre política no seu dia a dia. Todas têm valores progressistas a respeito de educação sexual nas escolas, casamento de pessoas do mesmo sexo, liberdade religiosa, e votaram no Lula no primeiro e segundo turno das eleições presidenciais de 2022. No total 42 pessoas ouvidas nos dias 28, 30 e 31 de agosto de 2023, de diferentes religiões, raças e configuração de lares, moradoras de São Paulo e da classe CD. Os grupos foram organizados a partir dose seguintes perfis:
02 grupos com mulheres de 31 a 55 anos, sendo um grupo com pessoas que já votaram nas eleições para Conselho Tutelar e outro com pessoas que nunca votaram.
02 grupos com homens de 31 a 55 anos, sendo um grupo com pessoas que já votaram nas eleições para Conselho Tutelar e outro com pessoas que nunca votaram.
02 grupos de mulheres e homens de 18 a 30 anos, sendo um grupo com pessoas que já votaram nas eleições para Conselho Tutelar e outro com pessoas que nunca votaram.